Postagens

Fotossíntese

Fotossíntese (do Grego photos, luz, e syntithenai, juntar, produzir) é um processo celular pelo qual a maioria dos seres autotróficos produzem substâncias orgânicas. A energia empregada no processo provém da luz e fica armazenada nas moléculas de glicídios, na forma de energia potencial química. O tipo mais comum de  fotossíntese realizada pelas plantas, pelas algas e por certas bactérias, utiliza como reagentes gás carbônico (CO²) e água (H²O) e gera como produto glicídios e gás oxigênio (O²).
Praticamente todo gás oxigênio existente na atmosfera atual da terra - cerca de 21% do volume do ar atmosférico - é resultante da fotossíntese. De acordo com os cálculos dos cientistas, a cada 2 mil anos, todo o gás oxigênio da atmosfera terrestre é renovado ela atividade fotossíntética realizada pelas plantas, algas, bactérias proclorófitas e cianobactérias.

A fotossíntese garante aos seres autotróficos autrosuficiência em nutrição orgânica. Enquanto os seres heterotróficos dependem de outros seres vivos para se alimenta, os seres autotróficos produzem, eles mesmos, seus nutrientes orgânicos. Os glicídios produzidos na fotossíntese são utilizados como fonte de energia e de matéria-prima para a síntese de todos os componentes orgânicos dos seres autotróficos, tais como, lipídeos, ácidos nucléicos etc. 
Ao servirem de alimento para os reres heterotróficos, as substâncias orgânicas produzidas na fotosssítese fornecem energia e matéria-prima necessárias à vida desses seres. Além disso, a maioria dos seres vivos utiliza, em sua respiração celular, gás oxigênio produzido na fotossíntese. Isso nos dá ideia da importância desse processo para a vida na terra.

Fonte: AMABIS, José Mariano & MARTHO, Gilberto Rodrigues.Biologia das Células. Biologia. São Paulo. Editora Moderna, 2004