Postagens

Adubação e Compostagem

A adubação é um método simples e barato para melhorar a qualidade e produtividade do solo. Ela deve ser feita antes, durante e depois do plantio, para repor os nutrientes retirados pela planta. Para a adubação orgânica, podem ser usados os seguintes materiais: Esterco (bovino, caprino, eqüino e avícola) Composto orgânico.
 O composto orgânico é uma das formas mais ricas de adubação. Além de adubar, melhora a qualidade do solo, aumentando a porosidade, umidade e microorganismos importantes para o crescimento dos vegetais, pois possui elementos vegetais e animais na sua composição. Através da compostagem, aquilo que normalmente iria para o lixo é transformado em adubo, devolvendo os nutrientes essenciais ao solo.
O composto é o resultado da decomposição da matéria orgânica, na presença da água e de oxigênio. Os produtos do processo de decomposição são: gás carbônico, calor, água e a matéria orgânica “compostada”. A presença de matéria orgânica no solo aumenta o número de minhocas, insetos e microorganismos desejáveis, o que reduz a incidência de doenças nas plantas. Muitas pessoas acreditam que um bom composto é difícil de ser feito ou exige um grande espaço para ser produzido; outras, que é sujo e atrai animais indesejáveis. Mas, se for bem feito, nada disto ocorre. Um composto pode ser produzido com pouco
esforço e custos mínimos. Para fazer a compostagem, podem ser usados restos de alimentos, estercos animais, aparas de grama, folhas, galhos e restos de culturas agrícolas. Essa mistura deve ficar sempre coberta pelo material palhoso, ser molhada e revirada com freqüência.